quinta-feira, maio 29, 2008

Conversas à Tarde - "Ansiedade e Depressão"


São estórias que ouvimos e por vezes achamos que não são possíveis. É o filho que não voltou para ver a mãe. É o marido que já não nos compreende e se tornou uma presença intolerável. É a falta de vontade de sair da cama e de fazer as coisas que outrora nos davam tantos motivos para “beber” a vida.

Sebastião Magalhães, um psicólogo voluntário do Centro Comunitário, trouxe à memória recordações boas e más. Trouxe o diálogo e a partilha de emoções e sentimentos. Trouxe a vontade de contar o que se passa.

O “Conversas à Tarde” amadureceu um pouco e sentámo-nos todos a ouvir e a comunicar. O psicólogo soube pegar na sua audiência muito especial, e conseguiu que temas como a solidão e o medo fossem chegando a debate, contados na primeira pessoa.

Conhecendo ou não as pessoas que ouviam, certo é que, aos poucos, a vergonha foi-se dissipando e o íntimo revelou-se. Sem medos. Sem embaraços. Apenas com a esperança de que alguém ouça e perceba o que se sente.

“Ansiedade e Depressão” trouxe uma tarde de convívio, de partilha, mas acima de tudo de possibilidade. Possibilidade de ter um pouco mais e de não se resignar à adversidade.


Sem comentários: