segunda-feira, julho 28, 2008

26 de Julho foi o Dia Nacional dos Avós


A deputada social-democrata Ana Manso fez a proposta, e o dia 26 de Julho foi instituído como Dia Nacional dos Avós através de uma Resolução da Assembleia da República. A data não foi escolhida ao acaso. Segundo o calendário litúrgico, 26 de Julho é o dia de Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria e os avós de Jesus Cristo.

Segundo reza a história, No século I a.C , Ana e Joaquim viviam em Nazaré. Não tinham filhos, mas desejavam-nos muito. Um dia um anjo apareceu a Ana e comunicou-lhe que ela estava grávida. Algum tempo depois nasceu uma menina que foi baptizada Maria. Ana faleceu quando a filha tinha apenas três anos.

Ana e Joaquim ficaram assim destacados como os padroeiros dos avós. Teresa Almeida Pinto, presidente da Associação VIDA reflectiu um pouco sobre o assunto.

Destacou que “o reconhecimento político da importância dos avós foi recentemente reforçado no Novo Sistema de Regulação das Relações Laborais (Junho, 2008), que permite aos avós trabalhadores o direito a faltar ao trabalho para assistência aos netos menores, em substituição do pai e da mãe trabalhadores.” A dirigente lamentou no entanto, que “ainda não se reconhece o direito dos netos cuidarem dos avós”.

Teresa Pinto fala ainda de um “afastamento” dos avós das famílias, que poderá ser justificado pelos fluxos migratórios em especial para os grandes centros urbanos, provocados pela procura de melhores condições económicas. “Esta assimetria agravou-se com a entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho, que sem retaguarda familiar para o cuidado dos filhos menores, recorrem cada vez mais ás estruturas de apoio social”.

Para além do afastamento ditado por questões económicas, também os novos padrões sociais provocam alterações. O aumento do número de divórcios deixa de fora os avós, que muitas vezes ficam “órfãos de netos”.

A presidente deixa ainda a questão: “que evolução social teremos num cenário em que as crianças e jovens crescem sem um modelo de “avó” biológico ou “adoptivo”?”.

O Dia dos Avós vem quase como medida obrigatória para destacar e promover o papel dos avós no seio da família. É preciso manter este suporte afectivo e financeiro de pais e filhos.

Sem comentários: