quarta-feira, outubro 15, 2008

Blog Action Day - PROJECTO INTERVIR do Centro Comunitário

O projecto INTERVIR tem como objectivo a integração social dos indivíduos e famílias em situação de maior fragilidade.

Na sociedade de progresso em que vivemos ainda não foi possível erradicar a marginalização.
É um processo que se vai produzindo de forma descendente, através de rupturas sucessivas com a sociedade. Estas rupturas dão-se no mercado de trabalho através do desemprego, que, na maioria das vezes, em caso de ser prolongado arrasta o individuo e a família para situações de exclusão extrema, culminando mesmo em situações de ruptura familiar, de vizinhança e até de amizades.
A exclusão também se relaciona com a cidadania. Na maior parte das vezes, a pessoa entra em processo de exclusão, perde o acesso a sistemas básicos como a saúde, a educação, perde a sua identidade social, a auto-confiança, a auto-estima, deixando de ter perspectivas em relação ao futuro.
O Projecto INTERVIR actua no sentido de minimizar os riscos de exclusão social, INTEGRANDO o individuo na família, no trabalho e na comunidade; INFORMANDO e ENCAMINHANDO para as áreas de intervenção (saúde, habitação, emprego, educação...), adequados a cada situação; APOIANDO os indivíduos na construção do seu projecto de vida.

Assim sendo, o INTERVIR leva a cabo diversas actividades:

- Atendimento, encaminhamento e apoio social às famílias mais carenciadas (horário: segunda-feira, das 9h30 às 13h00 e quarta-feira e sexta-feira das 14h30 às 17h30);

- Bolsa de Alimentos (distribuição quinzenal de alimentos em colaboração com o Banco Alimentar contra a Fome de Lisboa);

- Banco de Roupa;

- Alfabetização de adultos;

- Português para estrangeiros;

- Apoio escolar;

- Atendimento a imigrantes pelo ACIDI, sujeito a marcação;

- Apoio psicológico;

- Apoio jurídico;

- Revista Cais;

-Acções de informação e sensibilização sobre diferentes temáticas (educação para a saúde, economia doméstica, segurança social, entre outros).

- Cabazes de Natal - todos os anos no Natal são distribuídos cabazes com alimentos para as famílias e utentes deste projecto.

- Grupos de Acção social - grupos de voluntários prestam apoio personalizado às famílias mais carenciadas: organização do núcleo familiar; gestão da economia doméstica, estimulando as capacidades individuais

Para além disso, já é uma informação bem divulgada, mas vale sempre a pena relembrar, especialmente tendo em conta que se aproxima o Dia Mundial da Pobreza.

No Centro Comunitário de Carcavelos aceitamos roupa, brinquedos, livros, utensílios domésticos, equipamentos... Aqueles materiais que já não precisa mas que ainda se encontram em boas condições para que outros possam utilizar.

Estas ofertas podem ter vários destinos:
- Ser oferecidas ás famílias ou indivíduos apoiados pelo Centro
- Utilizadas no próprio Centro
- Partilhados com outras instituições
- Vendidas nas Feiras do Vende Tudo que o Centro promove periodicamente, para podermos apoiar mais e melhor as famílias que nos procuram.

Traga aquilo que não utiliza para o Centro Comunitário.



Sem comentários: