quinta-feira, junho 04, 2009

Conversas sobre... a Reforma

Foi a vez do Centro Comunitário receber uma sessão de conversas dentro do programa previsto pela Comissão Social de Freguesia de Carcavelos. Sábado, dia 23 de Maio o Centro tratou o tema da Reforma. Para a palestra foram convidados três oradores: Vanessa Martins, Psicóloga e voluntária no CCPC e na instituição “Coração Amarelo”, Mário Marfim, voluntário na área de emprego no CCPC e Conceição Ferreira, presidente da assembleia-geral da Universidade Sénior de Oeiras.

Espreite aqui as fotografias:

Vanessa Martins começou por abordar o momento de transição entre a idade activa e a reforma e as implicações emocionais que isso traz. Trouxe também algumas dicas para amenizar este processo.


Mário Marfim começou por focar um ponto importante: “não reformar o despertador”. O acordar tarde poderá trazer alguma satisfação inicial para o recém-reformado, mas com o passar do tempo passa a ser um hábito não recomendado. É preciso não perder o hábito de preparar o dia e arranjar actividades para o preencher. O mesmo se passa com o aspecto físico. Colocar “as pantufas de lado” é outra recomendação de Mário Marfim, e ter o cuidado de se vestir adequadamente todos os dias, mesmo que não tenha o objectivo de sair de casa.

Foi a vez de Conceição Ferreira nos explicar as possibilidades da Universidade Sénior de Oeiras. Situada em Santo Amaro de Oeiras, a Universidade foi o fruto de uma academia cultural. Aqui, pode ser aluno desde que tenha mais de 45 anos de idade. Tem a possibilidade
de se inscrever em seis disciplinas, escolhendo de uma listagem que inclui desde literatura a poesia, a canto coral a flauta, bordados de Castelo Branco a Tai-chi… toda uma panóplia de actividades acessível a partir do pagamento de uma propina anual e de uma jóia inicial.

A sessão terminou com a troca de opiniões e a partilha de experiências entre o público e intervenientes. Muitos aproveitaram também para contactar com a presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos, Zilda Costa da Silva, presente na sessão como espectadora, mas disponível para qualquer tipo de esclarecimento.

Sem comentários: