terça-feira, junho 21, 2011

O FMI explicado no CCPC














Professora de Geografia durante 34 anos, Estrela Coutinho veio ao Centro Comunitário de Carcavelos desmistificar o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O FMI surgiu quase no final da Segunda Guerra Mundial com o objectivo fundamental de organizar e gerir problemas cambiais, assim como apoiar os países cuja economia tinha sido fragilizada pela guerra.














Este fundo monetário é constituído por 187 países, organizados em grupos. Portugal integra o grupo da Itália, Albânia, Grécia, Malta, San Marino, e Timor Leste.



O FMI foi o resultado de uma reunião realizada a 1 de Julho de 1944 em Brethonwoods, nos EUA. Foi também aqui que foi criado o BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), actual Banco Mundial, cujos fundo servem para a construção de infra-estruturas fundamentais para o desenvolvimento dos países.


O financiamento disponibilizado é fruto do investimento dos diversos países membros. Os dez maiores investidores são os EUA, o Japão, a Alemanha, o Reino Unido, a França, a Itália, a Arábia Saudita, a China, o Canadá e a Rússia. Quanto maior for o investimento maior é a quota de votos que o país tem direito na decisões de empréstimos a facultar.


Quando um país faz um pedido de empréstimo, o FMI envia uma equipa de técnicos para estudar a situação económica da nação em causa. O empréstimo fica condicionado ao cumprimento de rígidas medidas que lhe são impostas. Geralmente dizem respeito ao aumento dos impostos, subidas das taxas de juros, cortes no investimento público, limitação de deduções e benefícios fiscais.

O plano elaborado pelo FMI tem depois de ter a aprovação dos ministros das finanças do grupos económico correspondentes (no caso de Portugal, da UE). O país fica obrigado a cumprir as metas estipuladas no plano.

No caso Português, já por três vezes foi necessário recorrer a este fundo:

1 - 1977/78: 111 milhões de euros - para aliviar o deficit originado por todas as reformas pós 25 de Abril - dívida saldada 2 anos depois

2 - 1983: 555 milhões de euros - altas taxas de juro no estrangeiro desequilibram balança comercial e levam a deficit elevado - dívida saldada 2 anos depois

3 - 6 de Abril de 2011: 78 mil milhões de euros: crise económica e política com a demissão do Primeiro Ministro José Sócrates - as medidas a aplicar só serão conhecidas com o novo governo. Apenas se conhecem os termos gerais do acordo.

Sem comentários: