quarta-feira, junho 11, 2014

Voluntariado na Primeira Pessoa - Maria João Veloso

Maria João Veloso é voluntária no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos desde o primeiro dia de funcionamento da Creche, embora já tenha uma vasta experiência em voluntariado.
Tudo começou, há dez anos atrás, quando uma situação de desemprego e a imensa paixão pelas crianças a conduziu no sentido do voluntariado, numa outra Instituição de Solidariedade Social.


Como não lhe foi possível frequentar um Curso de Educadora de Infância e, uma vez que ainda não é avó, o trabalho voluntário no Berçário do Centro permite-lhe, nas suas próprias palavras, “fazer aquilo de que gosto e num bom ambiente”.
Não dá início às suas tarefas sem primeiro se inteirar da saúde e disposição “dos seus bebés”. A sua rotina implica a muda das fraldas, a preparação das refeições, a troca da roupa e “o mimo antes de adormecerem”. Trabalha com crianças dos 12 aos 24 meses de idade, na fase da aquisição da marcha e da linguagem.


Para a Maria João, ser voluntária é “receber mais em troca do que aquilo que dou”, porque “quando chego e eles me dão um abracinho, compensa tudo…”. E essa é a única motivação de que necessita para continuar a desenvolver o seu trabalho com todo o carinho e dedicação que lhe é reconhecido pelas crianças e pela coordenadora da Creche do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos.

Sem comentários: