sexta-feira, julho 11, 2014

Teatro Sénior e Almoço de Convívio

No dia 2 de Junho o Grupo de Teatro Sénior apresentou a peça “Regiões de Portu­gal”, com encenação de Agostinho Velez. Na reali­dade, esta temática já tinha sido abor­dada no CCPC, mas “recebemos vários pedidos para explorar­mos novamente o tema das Regiões de Portugal, mas desta vez de uma forma dife­rente; até as escolas já nos tinham pedido para abor­darmos este tema”, expli­ca Agostinho. Inicialmente seria um espetáculo dirigi­do às crianças, com o in­tuito de dar a conhecer os trajes, músicas, gastrono­mia e utensílios tradicio­nais portugueses, mas os planos contaram com al­gumas alterações: “queríamos que os mais novos ganhassem conhecimento das tradições de Portugal através desta peça, mas à medida que a fomos de­senvolvendo e incrementando elementos, começamos a repa­rar que tínhamos nas mãos algo bastante completo e com uma duração elevada, o que poderia tornar-se demasiado massudo para os miúdos”. 
Desta forma optou-se por fazer um primeiro espetáculo para o público sénior, com fados e canções completas e com uma banda ao vivo, que veio a acres­centar ainda mais complexidade a esta perfor­mance, constituída por 25 atores e 4 músi­cos.
Após esta exi­bição, fica tam­bém a vontade de dar continui­dade à ideia ini­cial pois, segundo Agostinho, “provavelmente vamos pegar nesta peça de teatro e adaptá- la para o público infantil, mas de uma forma mais leve e tam­bém com uma duração mais curta”. 
Almoço de convívio
No dia 6 de Julho foi organizado, pelos membros da Comissão Sénior, um almoço de convívio que marcou a interrupção das atividades seniores, durante o período do verão. O almoço contou com a actuação do Gru­po de Folclore e com a recita­ção de poemas (inspirados nos monitores de cada atividade). 
Houve também oportunidade para alguns dos intervenientes darem o seu testemunho, rela­tivamente às actividades de­senvolvidas pelo Espaço Sénior, uma vez que “as actividades ao dispor dos seniores no CCPC são bastante diversificadas (Ginástica Geriátrica, Teatro, Boccia, Folclore, Informática, Inglês…) ”. 
Nas palavras de Fernando Sil­va, ”…este ano foi eleita uma comissão sénior, no sentido de poder interpretar junto da Di­reção do CCPC as ideias e perspectivas dos utentes do Espaço Sénior. Umas das coisas que se conseguiu, foi que todas as ter­ças-feiras à tarde se tenha uma atividade que abranja a maior diversidade de temas possível (poesia, cinema, jogos lúdicos, cuidados médicos, gastrono­mia…)”.
Interrupção das ativi­dades seniores
De 29 de Junho a 4 de Julho decorreram as férias seniores. O destino elegido pelos própri­os, por votação em Assembleia Sénior, foi a Quinta do Crestelo, na Serra da Estrela. Durante 6 dias e 5 noites os utentes foram acompanhados por Isa­bel Botelho e conheceram lo­cais como a Torre e a Aldeia do Sabugueiro, os Museus do Brinquedo e do Pão, degusta­ções regionais e ainda oficinas de produtos tradicionais.
As atividades do Espaço Sénior serão retomadas em meados de Setembro.


Sem comentários: