sexta-feira, julho 11, 2014

Vizinhos com Alma e Inauguração da Mercearia do Centro


 Bom dia Caros Vizinhos!
O Pe. António Teixeira há 2 anos deixou-nos uma missão a todos os que abraçaram este projeto dos Vizinhos com Alma: 
"Com cada um, com todos, podemos e conseguiremos fazer com que a realidade FOME seja banida desta nossa terra de Carcavelos..."
E…passados 2 anos, cá estamos todos a sonhar que será possível viver numa comunidade como a nossa sem fome e sem carências. Por isso 250 vizinhos, homens e mulheres com a sua generosidade acreditaram numa palavra – PARTILHA - e não se conformaram com esta situação, todos estes meses têm contribuído com géneros.
Apesar de recebermos uma média de 3000 géneros mensalmente, desde Janeiro 2014, este mês de Junho, não chegámos aos 1500 e é importante salientar que todos os meses saem da mercearia cerca de 12000 géneros para as famílias carenciadas de Carcavelos.
E…
relativamente a estes dados, não podemos deixar morrer este projeto semeado pelo Pe. António e que conseguiu alimentar muitas famílias.
Hoje essas famílias, graças à boa vontade destes Vizinhos, conseguiram superar a pior das carências que existe – A Fome! Graças aos Vizinhos, muitas crianças deixaram de ir com fome para a escola, graças aos Vizinhos, muitos pais conseguiram preparar 3 refeições por dia, graças aos Vizinhos muitos pais deixaram de se deitar sem comer.
É verdade , em pleno século XXI, ainda há muitas famílias em que esta é a sua realidade diária. Famílias como a nossa, que nunca pensaram que isto lhes poderia acontecer, famílias que já tiveram a sua vida estruturada, organizada, com filhos em colégios particulares e que neste momento contam os cêntimos para ir buscar um pouco de carne para os seus filhos.
Caros Vizinhos esta é a nossa realidade na freguesia de Carcavelos, dos nosso Vizinhos, dos que moram mesmo ao nosso lado e quem sabe da mesma família. Sim porque há muitos que nem sequer à família querem transmitir o momento que estão a atravessar.
No passado dia 25 de Junho, no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, realizou-se mais um encontro dos Vizinhos com Alma. Correu muito bem, apesar de terem aparecido poucos vizinhos – 8. Os que apareceram, deram um feedback muito positivo e alguns deles falaram pelo grupo de vizinhos que representam e que estão muito satisfeitos com esta forma de angariar donativos bem como pela transparência do projeto.
(Em anexo seguem os dados apresentados no passado dia 25 de Junho).
Nessa noite falámos também da Mercearia, agradecemos a todos os que contribuíram através do BES crowdfunding para erguer este novo projeto que consiste numa nova forma de distribuir os géneros alimentares às famílias – convidámos os presentes e enviámos um convite por email a todos para a inauguração que foi no dia 30 de Junho, pelas 16:30.
Como foi referido nas linhas anteriores, apesar do vosso contributo valioso, ainda assim o que recebemos não chega para assegurar a maior parte das necessidades das famílias ,pelo que por vezes, em sos, temos de solicitar géneros no facebook. Tendo em conta a experiência de anos anteriores, há o receio que aproximando-se o período de férias, haja ainda uma diminuição dos donativos.

Posto isto, os géneros necessários para este mês de Julho , são:
Leite
Azeite
Leguminosas lata /frasco
Açúcar
Manteiga /queijo
Ovos


Caros Vizinhos,
vocês fazem parte de um projeto único, em que uma comunidade solidária e generosa decidiu ficar atenta às necessidades dos outros ,que se uniu e decidiu partilhar bens alimentares, para tornar Carcavelos numa freguesia onde se pode viver com mais dignidade.
Citando o Pe. António:
“… Os Vizinhos com Alma sou eu e és tu.”
“É hoje, é agora, que mudamos o mundo…”

Obrigada,

Zulmira Pechirra
Coordenadora Projeto Intervir

Sem comentários: